UM DESTINO, MIL ROTEIROS – Governo de Roraima lança revista dedicada ao Etnoturismo

You are currently viewing UM DESTINO, MIL ROTEIROS – Governo de Roraima lança revista dedicada ao Etnoturismo

O Etnoturismo é o tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas.

Roraima, estado brasileiro que concentra os maiores territórios indígenas, está iniciando a prática do turismo nas comunidades, evidenciando os costumes desses povos. E tudo isso está em destaque na revista “RORAIMA, Um Destino, Mil Roteiros – Edição Etnoturismo”, que conta com a parceria institucional da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima).

A revista, que a princípio seria uma edição digital, foi desenvolvida fisicamente pela Secretaria de Comunicação Social do Estado com apoio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). E é um instrumento para que o governo possa apresentar o produto do Estado de Roraima nas feiras e principais eventos nacionais relacionados com o turismo.

“O intuito da publicação é apresentar as comunidades indígenas que hoje operam com etnoturismo, que estão com o plano de visitação aprovados pela Funai [Fundação Nacional do Índio] e que já vem trabalhando com o receptivo turístico nas suas comunidades”, alegou o diretor do Departamento de Turismo do Governo de Roraima, Bruno Muniz.

Além do etnoturismo, a revista apresenta outros atrativos do Estado como a Serra do Tepequém, Serra Grande, a pesca esportiva no Baixo Rio Branco e o famoso Monte Roraima. Também é possível encontrar na revista um mapa legendado, especificando municípios turísticos, localidades, hidrografia, limites municipais, limites estaduais e limites internacionais.

“A partir desses roteiros, vamos ampliar o número de produtos turísticos do nosso Estado. As comunidades que estão presentes na revista ganham notoriedade, destaque e é um compromisso da atual gestão do governo em desenvolver diversas oportunidades de negócios e de empreendimentos nas comunidades indígenas, e uma dessas grandes oportunidades é o turismo”, explicou Muniz.

A revista também está disponível para download no link: https://www.portal.rr.gov.br/etno.

OUTRAS EDIÇÕES

No dia 19 de maio de 2021, a primeira edição da revista “RORAIMA, Um Destino, Mil Roteiros” foi lançada com o tema Turismo e Pesca Esportiva. A ação ocorreu durante o evento de lançamento do Roraima Fishing Show, 1º Simpósio da Pesca Esportiva no Estado.

JORNALISTA: Júlia Rocha

FOTOGRAFIA: Carlos Vieira

SECOM RORAIMA

Deixe um comentário