You are currently viewing TV Assembleia lança documentário sobre cultura e belezas naturais de Uiramutã
“A beleza dos rios, o formato das serras, tudo é muito mágico e peculiar", diz o repórter

TV Assembleia lança documentário sobre cultura e belezas naturais de Uiramutã

A TV Assembleia (canal 57.3) apresenta, a partir das 18h30 desta segunda-feira (24), mais um documentário sobre a cultura de Roraima, e o roteiro escolhido foi o município de Uiramutã. O documentário, “Nas trilhas do Uiramutã”, vai divulgar os atrativos da cidade, as curiosidades, belezas naturais, gastronomia e roteiros turísticos.  O filme será exibido logo após o jornal Assembleia Informa, e reprisado às 21h30 e 0h.

A película vai dar dicas de viagem para os principais pontos turísticos da cidade, mostrando riquezas naturais do município, além de contar histórias de vida de quem mora na região, de artistas que ali residem, o ecoturismo sustentável, a arte e a cultura efervescentes numa terra distante 315 km da Capital Boa Vista.

Com uma mistura de informação e entretenimento, o documentário vai explorar as possibilidades turísticas da região, e a parte sobre a culinária local promete trazer novos olhares sobre o município, em um formato leve e descontraído, apresentado pelo jornalista Johann Barbosa.

Barbosa já conhecia o município e se empolgou com as impressões da segunda visita que fez à região. Gravado há um mês, o jornalista destaca as principais abordagens do documentário.

“A beleza dos rios, o formato das serras, tudo é muito mágico e peculiar. Os rios percorrem por entre as serras e é uma paisagem totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Conversamos com os moradores, indígenas, ouvimos suas impressões, visitamos alguns moradores na sede e nas vilas. Já conhecia o município, mas vi coisas diferentes lá. Vi que uma das principais cachoeiras, a do Urucá, está com a água barrenta e pelo que ouvimos, é em decorrência do garimpo. Isso foi uma das diferenças cruciais que vi, desde a primeira vez que visitei a região”, afirmou.

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’’Agnol, comemora a estreia do documentário e destaca os principais pontos da elaboração do conteúdo. “Quem mora em Roraima sabe do potencial incrível que temos aqui. A gente foi lá para conhecer os moradores e as iniciativas para emplacar um empreendedorismo sustentável, pois eles já passam por todo um processo de capacitação para isso. E fomos conhecer um pouco da cultura, vivências e experiências numa terra tão rica em belezas. Vamos ressaltar no programa todo o potencial turístico que eles têm”, explicou.

As cenas do documentário são impressionantes. Captadas pelo repórter cinematográfico Luis Manuel Garcia Lujano, as cenas noturnas, com uso de drone e equipamentos de ponta, conseguiram captar constelações que quase não são visíveis a olho nu. Usando técnicas mais específicas, Lujano explica como conseguiu o flagrante.

“Para conseguirmos um resultado tão incrível e com profundidade no céu noturno, são necessárias configurações específicas e que não se usam rotineiramente, com lentes específicas, com planejamento e horários específicos. É um pouco complexo, mas garante um resultado incrível”, afirmou.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário