Setrabes realiza encontro para implantar o Conselho da Igualdade Racial em Roraima

You are currently viewing Setrabes realiza encontro para implantar o Conselho da Igualdade Racial em Roraima

Com a finalidade de debater, sugerir e apoiar políticas públicas voltadas a questão da Promoção da Igualdade Racial, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes, realizou na tarde desta quinta-feira, 7, no auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB) um encontro com diversas instituições e a sociedade em geral que atuam no protagonismo contra a desigualdade étnica.

O objetivo deste primeiro encontro foi alinhar com os participantes a formação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Roraima, e discutir pautas positivas para o combate ao racismo, preconceito e as disparidades sociais. Na ocasião, a gestora da Política de Promoção da Igualdade Racial da Setrabes, Rafaela André, dialogou com os representantes de movimentos sociais e órgãos públicos, sobre a proposta idealizada pela pasta.

“A reunião foi realizada após um chamamento do Departamento de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais, que solicitou a adesão de Roraima ao Sistema Nacional da Promoção de Igualdade Racial – SINAPIR, uma vez que o mesmo possui os pré-requisitos para aderir. Na oportunidade relatamos que os conselhos estaduais de Promoção da Igualdade Racial buscam garantir a participação da sociedade civil organizada na proposição, acompanhamento e avaliação das políticas públicas como um todo ou em relação a programas específicos”, detalhou.

Rafaela complementou que são entidades indispensáveis à defesa e promoção dos direitos de cidadania e de qualidade de vida para a população negra, com a inclusão de suas manifestações socioculturais, como os povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, candomblecistas, umbandistas, grupos de jongo e capoeiristas, assim como outros segmentos que são objeto de discriminação racial como indígenas, árabes, judeus e povos ciganos, entre outros.

A secretária Tânia Soares, ressaltou que a importância da implantação desta politica de direitos humanos, representa uma articulação e um compromisso com o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada oportunizando a temática deste tema com voz participativa da sociedade organizada e de instituições que atuam neste protagonismo da Igualdade Racial.

“Nosso entendimento é seguir com diferentes formas de enfrentamento, igualdade e garantia de direitos, bem como elaborar outras narrativas e estratégias favorecendo a proposição de ações públicas que visem o cumprimento dos aspectos relativos à promoção da igualdade e combate à discriminação racial no âmbito do estado de Roraima. Essa será nossa principal meta com a implantação do Conselho nesta primeira articulação”, destacou.

Participaram do encontro as seguintes instituições: CUFA RR, MNU, OAB/RR, Batalha Delas, Voluntariado de Valorização à Vida e de Combate ao Suicídio, Defensoria Pública, Comissão Étnico Racial da ANADEP, Comissão dos Direitos da Mulher da ANADEP. Associação Israelita de Roraima – AIRR, União de Negras e Negros pela Igualdade Roraima, UFRR, Rede tamy’kam, AFATABE, Numur/AmB.

 

Fonte: www.setrabes.rr.gov.br

Deixe um comentário