Setor turístico em Roraima encolheu 34% em 2020
O mercado de turismo em Roraima foi profundamente prejudicado pela pandemia de Covid-19

Setor turístico em Roraima encolheu 34% em 2020

 

O mercado de turismo em Roraima encolheu 34% no ano de 2020 em comparação com 2019. Esse dado está nos estudo Indicadores de Faturamento do Turismo (IFT), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Conforme o estudo da CNC, as atividades de turismo movimentaram em faturamento R$ 183 milhões em 2020. Esse é menor valor desde o início da série histórica, iniciada em 2016. Atualmente o setor de turismo emprega formalmente 4.533 pessoas empregadas em Roraima, o que representa 7,7% do total de trabalhadores.

Conforme o economista da Fecomércio, Fábio Martinez, as maiores quedas no movimento se deram nos meses de abril e maio. Nesses meses o faturamento caiu 70% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os únicos aumentos apresentados em 2020 foram durante os meses de janeiro e fevereiro, antes da pandemia de Covid-19 assolar o estado.

Os dados da CNC mostram que a queda no faturamento do turismo refletiu diretamente no mercado de trabalho, que sofreu uma retração de 2,6% do total de empregados no setor de turismo do Estado. Daí que isso significa que 119 postos de trabalho em Roraima foram extintos.

Um dos segmentos mais afetados foi o de transporte rodoviário de passageiros, que teve um saldo negativo de 79 empregos. Essa retração representou uma queda de 12,8%.

“Proporcionalmente o segmento de organização de eventos foi o que mais encolheu, perdendo 34,4% do total de empregos formais da atividade. O único ramo de atividade do turismo que aumento o seu quadro de funcionários em 2020 foi o de agência de viagens e operadores turísticos, que fechou o ano passado com aumento de 53 novos empregos, incrementando em 15,8% o total de trabalhadores”, disse Martinez.

A íntegra do o artigo técnico com os dados sobre a evolução do saldo de empregos do turismo em Roraima pode ser acessado no endereço no Site da Fecomércio.

Fonte: Fecomércio/RR

Envie sua sugestão de pauta para o site 👉👉👉 luiz.valerio.silva@gmail.com ou por WhatsApp: (95) 99135-8757

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe uma resposta