Roraima reforçará diagnóstico preventivo ao câncer de colo do útero e de mama

You are currently viewing Roraima reforçará diagnóstico preventivo ao câncer de colo do útero e de mama
Foto: Secom

“Eu nunca tinha feito mamografia e quando percebi pelo toque um caroço na minha mama esquerda, fui procurar informações médicas para ver do que se tratava e descobri que era câncer de mama”, diz a empreendedora Daria Olinda de Morais, de 46 anos.

Para evitar situações como essa, o Governo Federal, em parceria com estados e prefeituras, vai fortalecer as ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O trabalho será reforçado a partir deste mês, após o repasse de mais de R$ 8 milhões, para todos os municípios de Roraima.

De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Mulher, Lilian Souza, o reforço das ações é fundamental para alcançar as mulheres que, devido à pandemia, não deram continuidade ao acompanhamento para prevenir as doenças.

“O Estado, por meio da Sesau, está coordenando ações de combate a esses cânceres, bem como está qualificando todos os procedimentos necessários para o rastreamento efetivo das duas doenças e, para isso, é necessário trabalhar junto com a Atenção Básica dos 14 municípios do Interior, para garantir os cuidados redobrados com o público feminino”, esclareceu.

“Esse plano de rastreamento envolve todos os níveis de atenção da Sesau para ampliar, com os serviços que já são ofertados pelo Governo do Estado. Estamos organizados em uma força tarefa para fortalecer o rastreamento desses cânceres, tanto na Capital quanto no Interior, ampliando o acesso ao diagnóstico preventivo”, complementou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

“Nós repassamos para os municípios esse recurso financeiro, enviado pelo Ministério da Saúde, que vai servir para redobrar a aquisição de insumos necessários para a realização dos serviços de rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, pois entendemos que o trabalho integrado do nosso Governo, junto aos municípios é fundamental para demonstrar o respeito e cuidado com as mulheres do nosso Estado”, disse o governador Antonio Denarium.

A gerente do Núcleo reforça que a realização de exames para detectar os cânceres de colo do útero e de mama é um passo importante para a prevenção eficaz. E, por isso, com o recurso, será feita a capacitação de profissionais para o diagnóstico precoce, ampliação da produção de procedimentos e credenciamento de serviços.

“Esse rastreamento inclui os exames de rotina que podem detectar o desenvolvimento de câncer na região da mama, e é preciso lembrar que é imprescindível que as mulheres se cuidem fazendo os exames preventivos, pelo menos uma vez por ano”, reforçou.

Unacon é referência no tratamento de câncer em Roraima

A Unacon é a unidade referência do Estado na assistência oncológica de alta complexidade, com a oferta de 28 serviços exclusivos para as pessoas com câncer, incluindo cirurgias oncológicas, quimioterapia e mastologia, com 76.284 atendimentos realizados em 2020 e 38.555 atendimentos até junho de 2021.

Além disso, a Unacon dispõe de uma equipe multiprofissional composta por diversos especialistas.

Em 2020, a Unacon prestou a 54 mulheres, atendimentos ambulatoriais relacionados à região uterina e 48 mulheres receberem atendimento referente à mama. Em 2021, já foram prestados, até junho, 39 atendimentos relacionadas à parte uterina e 35 mulheres passaram por atendimentos de mama.

“Para mim, ser diagnosticada com câncer de mama foi praticamente uma sentença de morte, mas com a força de Deus eu consegui concluir, pelo SUS, o meu tratamento. Fiz consulta e recebi acompanhamento na Unacom e, hoje, eu posso dizer que venci o câncer”, ressaltou Daria Olinda.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário