You are currently viewing Roraima recebe mais de 9 mil doses da vacina AstraZeneca nesta sexta-feira
Ao longo desta semana, cerca de 18.590 doses foram entregues para assegurar que o maior número de pessoas seja alcançado

Roraima recebe mais de 9 mil doses da vacina AstraZeneca nesta sexta-feira

Roraima recebeu nesta sexta-feira (7 de maio) mais uma remessa de 9.100 doses da vacina AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Com mais essa leva de imunobiológicos recebidos, será fortalecido o trabalho do esquema vacinal para as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede e, após o trabalho de recebimento e conferência pelas equipes do Ministério da Saúde (MS), foram levadas para a sede do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni), até que seja concluído um novo levantamento para distribuição aos municípios.

De acordo com a gerente do Nepni, Alice Dantas, as novas vacinas farão parte do quantitativo necessário para completar o esquema vacinal dos idosos, população ribeirinha e trabalhadores da saúde.

“Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as doses devem ser distribuídas para dar continuidade do esquema vacinal, ou seja, são destinadas para aplicação da segunda dose nesse público”, destacou.

Até o momento, Roraima recebeu 206. 980 doses de vacinas e, dessas, 178. 091 já foram distribuídas para os municípios, ou seja, mais de 86% das vacinas recebidas foram enviadas para as secretarias municipais, que são responsáveis pela vacinação.

Alice ressaltou que, tão logo seja concluído o levantamento técnico sobre o quantitativo de doses aplicadas por cada sala de vacina, em paralelo com a avaliação técnica dos estoques de cada localidade, o Nepni realizará a distribuição de mais vacinas para que os municípios deem continuidade ao trabalho de imunização.

“A partir de agora, vamos reforçar o contato com os municípios para que o mais breve possível seja feito o cronograma de entrega. A nossa expectativa é a partir da semana manter a distribuição”, complementou.

Mais de 18,5 mil doses entregues aos municípios durante a semana

O trabalho de distribuição realizado pelas equipes do Nepni é feito de forma contínua pelas equipes de saúde, na medida em que novas vacinas vão chegando.

Ao longo desta semana, cerca de 18.590 doses foram entregues para assegurar que o maior número de pessoas seja alcançado, conforme recomendação do MS. Dessa forma, todos os municípios estão abastecidos para garantir a continuidade da campanha.

Ao todo, foram entregues:

= Alto Alegre: 3.213 doses;

= Amajari: 1.530 doses;

= Boa Vista: 84.774 doses;

= Bonfim: 2.689 doses;

= Cantá: 3.944 doses;

= Caracaraí: 5.347 doses;

= Caroebe: 2.328 doses;

= Iracema: 2.016 doses;

= Mucajaí: 3.990 doses;

= Normandia: 1.188 doses;

= Pacaraima: 2.805 doses;

= Rorainópolis: 7.379 doses;

= São Luiz: 1.618 doses;

= São João da Baliza: 1.633 doses;

= Uiramutã: 787 doses;

= DSEI Leste: 36.254 doses;

= DSEI Yanomami: 16.596 doses;

Até o momento, já foram aplicadas 117.163 doses de vacina, sendo 68.225 da primeira dose e 48.938 da segunda.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário