Roraima recebeu no início da tarde desta quarta-feira (17 de março) mais 6.400 novas vacinas CoronaVac. Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), possibilitando, assim, ampliar em 18% o público-alvo dessa primeira etapa da campanha e alcançar também idosos acima dos 70 anos.
Conforme o Governo do Estado, com a nova remessa o Roraima alcança um total de 120.060 vacinas recebidas do MS para o trabalho de imunização da população roraimense.
Alice Dantas, gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni), disse que das vacinas recebidas nesta quarta-feira, 2.100 serão direcionadas aos indígenas.
Outros 1.400 imunizantes estão sendo enviados aos municípios para complementar o quantitativo necessário à continuidade da vacinação entre a população de 75 a 79 anos e 2.900 serão utilizadas para a ampliação do público-alvo, alcançando os idosos entre 70 a 74 anos de idade.
“É importante frisar que o Estado precisa seguir as orientações do MS em relação à vacinação e ampliação dos grupos prioritários, a fim de não ocorrer nenhum tipo de desabastecimento ou descontinuidade no processo de vacinação”, esclareceu.
Nesta semana, alguns municípios estão recebendo vacinas para continuar a imunização do público prioritário dessa primeira etapa, ou seja, a população já elencada para esta fase da campanha, que são trabalhadores da saúde, idosos com 75 anos ou mais e idosos e deficientes com mais de 18 anos, institucionalizados.
Entre esses municípios estão Alto Alegre (320), Caracaraí (240), Caroebe (160), Iracema (160), Rorainópolis (370) e São João da Baliza (150). “Em Roraima, estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização, com a orientação de vacinação dos grupos prioritários, entre profissionais de saúde, indígenas e idosos institucionalizados”, informou.