Produtores rurais de Caorebe recebem 50 mil mudas de cacau doadas pelo governo
O governador Antônio Denarium fez a entrega de 50 mil mudas de cacau para agricultores de Caroebe

Produtores rurais de Caorebe recebem 50 mil mudas de cacau doadas pelo governo

Um total de 50 mil mudas de cacau foram entregues pelo governador Antonio Denarium a cerca de 50 produtores de Caroebe, neste sábado, 27, durante solenidade na empresa BBF (Brasil BioFuels) em São João da Baliza.

Os 27 tipos de sementes foram doadas pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira), instituição de pesquisa vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), depois de solicitação feita pelo governador, que também articulou com a BBF a utilização do viveiro da empresa para o cultivo das mudas.

De acordo com o governador, a intenção do Governo é expandir a produção da fruta no Estado e já solicitou ao Mapa mais sementes para produzir novas mudas que serão distribuídas aos agricultores em 2022.

“Nosso compromisso para 2022 é o plantio de 500 hectares de cacau aqui no Sul do Estado e todos os municípios serão beneficiados: Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Rorainópolis. É o Governo do Estado valorizando a agricultura familiar”, disse.

O produtor Paulo Rogério da Silva veio de Rondônia trazendo sua experiência com a atividade. Ele recebeu 800 mudas que vão permitir aumentar mais um hectare em sua produção.

“Por a gente ser um pequeno agricultor, a expectativa é de melhorar a renda. Vamos pra frente produzir e mostrar a pessoa capacitada que a gente é. O que faltava era ter o apoio e agora estamos tendo. Sou um dos que acreditam que tudo vai dar muito certo e agora, tendo o apoio do Governo, da Secretaria de Agricultura, creio que teremos mais chance”, ressaltou.

Geração de empregos e de renda é o principal objetivo do Governo do Estado incentivando a agricultura.

 “A expectativa é essa de a gente poder dar oportunidade para outras pessoas também. É gerar emprego, pois isso é um objetivo nosso e queremos ampliar o cultivo do cacau. Só faltava o incentivo”, apontou o produtor João Damasceno.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe uma resposta