Parlamentares do Norte pedem prioridade no processo de vacinação contra a Covid-19

You are currently viewing Parlamentares do Norte pedem prioridade no processo de vacinação contra a Covid-19
Hiran Gonçalves lidera grupo de 63 parlamentares e pede prioridade na vacinação da população da Região Norte

Um grupo composto por 63 senadores e deputados de Rorai­ma, Pará, Acre, Rondônia e Amazonas, solicitou na quarta-feira, 17, ao Minis­tério da Saúde que seja dada prioridade na vacinação contra a covid-19 para população desses estados.

Os parlamentares do Norte se dizem preocupados com o agravamento da pandemia nos estados da região e com a possibilidade de que a doença se multiplique ainda mais pelo país,

Coube ao deputado Hiran Gonçalves (Progressistas), coordenador da bancada de Roraima, tomar a iniciativa de propor a apresentação de um requerimento que foi assinado por todos os parlamen­tares da Região Norte e protocolado no Ministério da Saúde. Espera-se uma resposta rápida do ministro Eduardo Pazuello.

“Este é um trabalho conjunto com os colegas parlamentares que, juntos, decidimos tomar essa iniciativa de pedirmos ao Ministério da Saúde por esta priori­dade na vacinação, tendo em vista a multiplicação do número dos casos da doença não só no Amazonas, com o aparecimento de uma variante do vírus, mas também em Roraima, que também convive com aumento do número de mortes e contabiliza uma tendência do aumento no número de casos de conta­minados e o aparecimento de novas variantes”, afir­mou Hiran.

Gonçalves entende que os estados representados pelos parlamentares precisam de uma atenção especial do Governo Federal para a conter o aumento de casos da doença e a estatística de mortes. Ele diz que não há como conviver com o registro de mais de mil  óbitos e mais de 78 mil infectados pelo Novo Coronavírus em Roraima.

A superlotação das unidades hospitalares, como o Hospital Geral de Roraima (HGR), que já registra taxa de 90% ocupação dos leitos semi-intensivos e 82% dos leitos de UTI, é outro motivo de preocupação.

No Requerimento, é sugerido ao Ministério da Saúde que seja priorizada a vacinação no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Pará. Como justificativa o documento aponta que a Região Norte, conforme dados da própria Pasta, já apresenta quase 24 mil óbitos por Covid-19.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário