Prefeitura investe na capacitação de servidores com treinamento de operador de máquinas

You are currently viewing Prefeitura investe na capacitação de servidores com treinamento de operador de máquinas
Foto: Léo Costa

Os investimentos no atendimento prestado aos produtores rurais começam com a qualificação contínua dos servidores públicos municipais que atuam no campo. Seguindo o planejamento das capacitações previstas para área, a Prefeitura de Boa Vista promoveu o curso de operador de máquinas, para os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) em dois módulos, com aulas teóricas e práticas.

A primeira parte da capacitação, com as aulas teóricas, aconteceu na sede da SMAAI com a presença de 11 servidores que atuam no atendimento aos produtores rurais do município. Os operadores receberam orientações sobre as normas que regulam o trabalho quanto à segurança, manuseio e manutenção dos seguintes equipamentos: motoniveladora, rolo compactador, escavadeira hidráulica, pá carregadeira e trator agrícola.

De acordo com o instrutor do curso, Dwitrios Rocha Silva, a qualificação prepara os servidores para a prestação de serviços à população com mais eficiência e qualidade. “O objetivo do treinamento é capacitar os servidores da prefeitura para o futuro. É uma  oportunidade de aprimoramento com a duração de 15 dias, totalizando 120 horas de aula. Entre os temas abordados estão a segurança durante a operação e os cuidados com a manutenção dos equipamentos”, explicou.

A escolha do curso, segundo o secretário de Agricultura do município, Guilherme Adjuto, se deu pela crescente demanda dos produtores pelas máquinas da linha amarela da Patrulha Mecanizada.

“A capacitação da equipe de campo vem atender uma demanda que vem crescendo, além da renovação da equipe com novos operadores. Estamos investindo para poder melhorar os serviços para o produtor rural. Estamos com a previsão de entrega de novos maquinários como a escavadeira hidráulica, para o primeiro semestre de 2022, onde serão necessários operadores especializados para essas novas máquinas”, disse.

A equipe que participou do curso, com apresentação de vídeos e material didático de apoio, aprovou a iniciativa. “Para nós servidores é uma qualificação extremamente importante, por trazer maior segurança no trabalho executado no campo com as máquinas que nós temos e também com as que estão para serem adquiridas com mais tecnologia. Temos a oportunidade de aprender a operar toda a gama de produtos oferecidos pelo município”, disse o servidor, Wolter Borges.

As aulas práticas aconteceram no Campo Experimental da Prefeitura de Boa Vista, localizado no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), na região do Bom Intento. Durante o treinamento com as máquinas foram abordados em primeiro plano o respeito às normas de segurança.

Para o servidor Roy Rogeres, as informações práticas agregam mais conhecimento ao seu dia a dia. “Para nós, que fazemos o atendimento direto ao produtor, a parte prática nos certifica e valoriza com mais segurança e operacionalidade no campo. Podemos prestar um serviço com mais qualidade como no manuseio da escavadeira hidráulica”, enfatizou.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário