You are currently viewing Prefeitura de Boa Vista inicia distribuição de insumos para o plantio de hortifrútis nas comunidades indígenas
Foto: Giovani Oliveira

Prefeitura de Boa Vista inicia distribuição de insumos para o plantio de hortifrútis nas comunidades indígenas

As comunidades indígenas da região do Baixo São Marcos, Darôra, Vista Alegre, Ilha e Campo Alegre começaram a receber os insumos para o plantio de verão que fazem parte do Projeto Hortifrúti (HF). A prefeitura executa o planejamento e disponibiliza, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), toda a assistência técnica para as 17 comunidades atendidas pelo município.

Em 2020, 25 famílias de produtores indígenas de HF foram atendidas na região. Em 2021, o atendimento dobrou, passando para 50 famílias. Em Janeiro deste ano,  a comunidade Darôra ganhou destaque no plantio de melancia, colhendo mais de 5 toneladas da fruta. Diante do sucesso produtivo, novos produtores se animaram com  a atividade e estão aderindo ao projeto agrícola. Com os incentivos e apoio da prefeitura, muitos iniciarão o plantio pela primeira vez.

“Acompanhamos a fartura que foi no início do ano e vamos seguir os passos e começar a plantar melancia. Já plantamos macaxeira e banana. Agora vamos diversificar”, disse a produtora Alfreda da Silva Sebastião, após receber insumos e sementes de melancia.

A produtora e vice tuxaua Marinalda Augusto destacou a importância do apoio para a produção nas comunidades. “Há 4 anos estamos plantando aqui na comunidade, recebendo esse apoio na produção de batata, melancia, mandioca, feijão, milho e abóbora, para o sustento das nossas famílias e também para garantir a merenda escolar”, disse.

Na comunidade Vista Alegre, o tuxaua Dinarte Pereira afirmou que o aumento da produtividade está ligado à assistência técnica eficiente prestada pelo município.

“Nós recebemos apoio no plantio do milho e feijão. Antigamente só eu plantava melancia aqui na minha região. Com incentivo que foi prestado à nossa comunidade, vamos ter mais 10 produtores que vão iniciar o plantio de melancia. Estamos com uma expectativa muito grande que teremos mais lucros”, destacou o tuxaua.

A SMAAI presta o apoio aos produtores em todas as etapas do ano, com planejamento das culturas de inverno e verão. Os investimentos fomentam o desenvolvimento da agricultura familiar nas comunidades indígenas que vêm ampliando suas lavouras a cada ano.

“Hoje atendemos as comunidades da região do Baixo São Marcos com os insumos para culturas de verão. A prefeitura fornece os adubos e sementes para os produtores e a comunidade, em contrapartida, entra com a mão de obra e o sistema de irrigação.  Parte da  produção também é entregue na merenda escolar da comunidade, através do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA]”, explicou Ariosto Brito, técnico agrícola da SMAAI.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário