Prefeito Leandro prorroga medidas de flexibilização a efeitos da pandemia

You are currently viewing Prefeito Leandro prorroga medidas de flexibilização a efeitos da pandemia
A residência do prefeito Leandro Pereira foi um dos alvos da investigação da Polícia Federal

Na sexta-feira (14 de maio) o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira (Solidariedade), publicou novo decreto prorrogando as medidas restritivas de prevenção à Covid-19 por mais 30 dias. De acordo com o gestor, o Decreto Nº 77/2021tem o objetivo de garantir a saúde da população, com execução de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, a fim de combater o avanço da doença no Município.

As novas diretrizes mantêm as medidas de flexibilização adotadas no Decreto 58/2021, publicado no dia 14 de abril. Dessa forma, segue autorizado por Leandro Pereira a retomada gradual de estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências entre outras atividades comerciais, mas com apenas 30% da capacidade em relação à presença de clientes.

Assim como estabelecido no documento publicado em abril, esses estabelecimentos podem funcionar até 1h da manhã “sendo proibido qualquer tipo de dança” para evitar o contato físico, que pode levar à contaminação pelo Novo Coronavírus. Porém, o decreto permite o uso de som e de apresentações musicais ao vivo.

O novo Decreto também mantém liberada a realização de festas de aniversários, casamentos e formaturas em residências, salões de eventos e estabelecimentos similares também com 30% da capacidade total e sempre obedecendo aos protocolos de segurança. Apesar disso, o Decreto orienta que “as reuniões comemorativas e encontros em espaços públicos devem ser evitados”.

O gestor recomenda no documento que se evite qualquer tipo de aglomeração, o que soa um tanto contraditório uma vez que ele permite o funcionamento de bares e realização de festas. O Decreto diz ser obrigatório a disponibilização de álcool em gel 70% para a higienização das mãos e o uso de máscaras.

O descumprimento de qualquer desses quesitos é passível de punição com sanções e multas. As medidas contidas no novo decreto tem validade de 30 dias.

Leia mais sobre política no Blog do Luiz Valério

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário