IRACEMA – Fazenda da Esperança recupera 80% dos acolhidos

You are currently viewing IRACEMA – Fazenda da Esperança recupera 80% dos acolhidos
O tratamento durante 12 meses na Fazenda é totalmente gratuito

A Fazenda da Esperança, instalada no município de Iracema, é uma comunidade terapêutica que ajuda dependentes químicos, de álcool e de outras drogas a se libertarem do vício para construir um novo estilo de vida. O tratamento, oferecido gratuitamente, é baseado na espiritualidade, no trabalho e na convivência, e tem conseguido atingir 80 % de recuperação.

Reunir-se em comunidade é o primeiro passo para o tratamento, porque o usuário começa a se individualizar e com isso perde a convivência espiritual, familiar e social.

A secretária da Fazenda, Ednila Sales, destaca que o acolhido fica na instituição pelo período de doze meses, quando passa por um processo chamado de laborterapia pra que possa se desintoxicar naturalmente. A Fazenda da Esperança tem uma padaria estruturada, que produz para o consumo interno e para as vendas, tem artesanato, tapeçaria e uma fábrica de sabão biodegradável, feito a partir de óleo de cozinha saturado.

“Agora, a gente tá com uma tapeçaria. Temos um acolhido que faz e que ensina aos demais acolhidos a fazer pufe, sofá, sofá de criança, etc. A gente tem horta, tem agricultura, criações de animais e plantação de frutíferas etc. Iniciamos uma plantação de babosa, pra que no futuro nós possamos ser uma instituição que vai fazer produtos a partir da planta. A ocupação da mente na fazenda é da hora que acorda, até a hora que vai dormir”, explica a secretária.

Ao final de doze meses, o acolhido deve sair recuperado e manter-se em recuperação contínua. ”Então, ninguém fala que saiu tratado, que nunca mais vai voltar pra droga.  Não! Ele saiu recuperado, saiu bem, e agora depende de toda uma estrutura de apoio que a gente chama Grupo Esperança Viva, que são reuniões, que o ajudam a permanecer firme, continuar o tratamento fora daqui”, destaca Édnila.

A secretária informa ainda, que tem o pós-tratamento da fazenda, com oração, partilha, testemunho, por meio do Grupo Esperança Viva, pra que a pessoa continue na caminhada longe das drogas. “Na instituição a gente tem já comprovado, que após os doze meses de tratamento, tem 80% de recuperação. É um índice muito bom”.

O escritório da Fazenda da Esperança fica em Boa Vista, na rua Espírito Santo, onde é feito todo o processo de ingresso na instituição. O primeiro passo é escrever, de próprio punho, uma carta admitindo o que é usuário e que precisa de ajuda. Após alguns exames médicos, o acolhido é encaminhado para a Fazenda, no município de Iracema.

O tratamento na Fazenda da Esperança é gratuito e a instituição tem parceria com o governo federal e com a prefeitura de Boa Vista. Por ano, a Fazenda consegue acolher 42 jovens.

Alcance internacional

A Fazenda da Esperança atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

A Fazenda está de portas abertas em todos os estados brasileiros para acolher homens e mulheres fragilizados pelo consumo das drogas, transformando dor em alegria. O número de comunidades no mundo já ultrapassou uma centena de unidades estruturadas em países da Ásia, África, América e Europa, sob contínuo crescimento devido a globalização dos graves problemas sociais que assolam a humanidade.

As pessoas que se identificam com o carisma da Fazenda podem encontrar sua vocação na Igreja fazendo parte da Família da Esperança – uma Associação Privada de Fiéis, de caráter internacional, reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos, cuja missão é levar a Esperança, Jesus Cristo, ao maior número de jovens do mundo inteiro, conforme as palavras do Papa Bento XVI.

Deixe um comentário