You are currently viewing Institutos da Polícia Civil de Roraima recebem doação de insumos da Cruz Vermelha
Foto: FOTOGRAFIA: Ascom/PCRR

Institutos da Polícia Civil de Roraima recebem doação de insumos da Cruz Vermelha

Os institutos da PCRR (Polícia Civil de Roraima) receberam do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), na terça-feira, dia 23, a doação de mais de 2 mil sacos mortuários, luvas de procedimento simples e cirúrgicas, além de insumos específicos para o Laboratório de Genética.

A diretora do IML (Instituto de Medicina Legal), Marcela Campelo, destacou a quantidade expressiva de material recebido. Para ela, o momento da doação também foi oportuno, uma vez que a pandemia tem dificultado a aquisição destes materiais.

“Além de estarmos distantes dos grandes centros, temos dificuldades para a compra de material na pandemia. Essa é a primeira vez que recebemos uma quantidade tão grande de insumos, que são extremamente necessários para as nossas atividades diárias”, afirmou.

O diretor do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), Hênio Stânio Lima Andrade, afirmou que a parceria entre as instituições tem sido fundamental no trabalho de reconhecimento de migrantes no Estado.

“Mais do que uma doação de material, que é primordial para o desempenho das nossas atividades, é necessário falar que a CICV tem trabalhado ao nosso lado no contato com as famílias de migrantes, ajuda esta fundamental no trabalho de identificação de estrangeiros”, concluiu.

O diretor do IC (Instituto de Criminalística), Sttefani Ribeiro, informou que recebeu 2 mil microtubos, destinados ao Laboratório de Genética Forense, além de outros insumos.

Política humanitária

A doação dos sacos mortuários e insumos faz parte da política humanitária forense da CICV. Para o Comitê, quando as pessoas morrem durante uma guerra, violência, desastre ou migração, os seus corpos devem ser tratados com respeito e dignidade. Para CICV, os restos mortais devem ser encontrados, recuperados e identificados. A ação humanitária inclui investigação e cooperação com a ciência forense, oferecendo as ferramentas e as competências necessárias para realizá-las.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário