IFRR lança edital para curso de Português como Língua Adicional em Bonfim

You are currently viewing IFRR lança edital para curso de Português como Língua Adicional em Bonfim
Campus Avançado Bonfim. Foto: IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação de Relações Institucionais (Corinter), em parceria com o Campus Avançado Bonfim (CAB), lançou, nesta quarta-feira, 28, o edital para o curso de formação inicial em continuada (FIC) Português como Língua Adicional (PLA).

Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo duas destinadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ofertado na modalidade a distância, o curso tem como público-alvo imigrantes com idade igual ou superior a 16 anos, independentemente da escolaridade. Com carga horária de 250 horas, o PLA será oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana, totalizando 20 semanas de curso.

As inscrições vão de 28 de julho a 6 de agosto de 2021 e podem ser feitas no site da instituição. Para acessar o formulário, clique aqui. Para se inscrever, o candidato deve apresentar documento de identificação pessoal oficial equivalente ao CPF em seu país de origem. Além disso, deve prestar as seguintes informações: e-mail, número de telefone com WhatsApp, data de nascimento e nome completo da mãe.

Já a seleção ocorrerá por meio de sorteio, transmitido no dia 10 de agosto, às 17 horas. O link da transmissão será divulgado posteriormente. O resultado final da seleção será divulgado dia 11 de agosto, e a aula inaugural on-line está prevista para o dia 23 de agosto de 2021.

PLA –  O curso fortalece a autonomia e o exercício da cidadania de imigrantes hispanohablantes, refugiados ou não, residentes no estado para acesso ao mundo social, cultural e do trabalho mediante a apropriação da língua portuguesa. Ao final, o estudante terá domínio das quatro habilidades linguísticas – ler, escrever, ouvir e falar – em nível básico; conhecerá a diversidade linguístico-cultural do Brasil e estabelecerá pontes interculturais entre o Brasil e seu país de origem.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário