Governo apresenta os primeiros resultados das inseminações na pecuária em Roraima

You are currently viewing Governo apresenta os primeiros resultados das inseminações na pecuária em Roraima
Foto: Ascom/Seapa

O programa de melhoramento genético promovido pelo Programa Mais Genética Brasil, uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e a empresa Alta Genetics, começa a mostrar os primeiros resultados das inseminações artificiais.

O governador Antonio Denaruim disse que se trata de um grande investimento para favorecer a pecuária no Estado de Roraima dentro da agricultura familiar. “A pecuária é um setor importantíssimo para o nosso Estado, fortalecê-lo é uma questão de estratégia econômica, pois é uma atividade tradicional em Roraima, destaco ainda que os indígenas têm expertise tradicional na pecuária, além da nossa topografia plana que favorece o setor”, complementou.

A assinatura da cooperação técnica entre as instituições parceiras ocorreu dia 12 de junho deste ano, na Fazenda Xanadu, Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima. E de lá para cá, vários cursos e inseminações já ocorreram, possibilitando a entrada a mais alta tecnologia para dentro das terras indígenas e de pequenos produtores.

O programa Mais Genética Brasil em quatro anos pretende inseminar 12 mil fêmeas, sendo seis mil para produção de carne e seis mil para produção leiteira.

Segundo o secretário da Sapa, Aluizio Nascimento, a importância desses primeiros resultados de prenhes no rebanho, só demonstra a seriedade do Programa de Melhoramento Genético. “É um programa a longo prazo, em cada etapa comemoramos muito, tudo está sendo realizado conforme um criterioso protocolo. Parabéns a todos os profissionais envolvidos neste processo, parabéns ao nosso governador por ter acreditado”, enfatizou.

O médico veterinário da Seapa, Denilson Nantes, fala da satisfação em constatar as primeiras vacas prenhas, resultado das inseminações, após os protocolos. “Iniciamos na área indígena, e já fizemos no Sul do Estado, uma média de 130 a 140 fêmeas. Através da ultrassonografia foi confirmada a prenhez de 20 animais, e agora até o final de dezembro, vamos fazer o exame em umas 80 a 100”, explicou o médico veterinário.

O MELHORAMENTO GENÉTICO

Denilson Nantes, disse que o programa Mais Genética Brasil visa melhorar a qualidade do rebanho, do melhoramento genético dos animais, tanto da parte reprodutiva, da parte de ganho de corte, quanto na parte da produção de leite.

“Cada propriedade que a gente faz, vai conseguir fazer seus próprios reprodutores, seus próprios reprodutores, suas próprias matrizes de melhor qualidade, evoluindo para o melhoramento genético do gado de Roraima”, disse o veterinário.

A parceria com a Conafer, garante tanto para os produtores indígenas, quanto aos produtores agrofamiliares, a inclusão no programa e permite a integração de esforços para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil em Roraima, com a finalidade de aprimorar ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte.

O acordo assinado entre a Seapa e a Conafer assegura o fornecimento do material genético e insumos necessários para a realização do melhoramento genético, além do treinamento, por meio da empresa Alta Genetics, aos técnicos que farão parte do processo.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário