EM RORAINÓPOLIS – Governo compra novos equipamentos para reforçar a saúde no Sul do Estado

You are currently viewing EM RORAINÓPOLIS – Governo compra novos equipamentos para reforçar a saúde no Sul do Estado
Leocádio Vasconcelos: “Essas medidas refletem o compromisso do nosso governador com a meta de mudar a cara da saúde roraimense"

Com foco na reestruturação da saúde, o Governo de Roraima colocou em prática mais uma medida importante para fortalecer a saúde de quem vive no município de Rorainópolis. A Sesau (Secretaria de Saúde) adquiriu um mamógrafo e sete secadoras de traqueia, que atenderão o Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto e também outras unidades.

O mamógrafo é digital e automatizado. Além disso, possui sistema para biópsia com detector de alta resolução. Um investimento de R$ 1,55 milhão, recursos próprios do Estado. Já as secadoras custaram R$ 245 mil, proveniente de emendas dos ex-deputados federais Carlos de Andrade e Abel Galinha, da ex-senadora Ângela Portela e do senador Telmário Mota. Os aparelhos vão reforçar o setor de esterilização.

“São equipamentos importantes, fruto do planejamento estratégico do Governo de Roraima que graças ao trabalho conjunto tem ganhado força no processo, seja na aquisição de materiais, equipamentos ou reformas. A nossa missão é somar forças, pois sabemos que quanto mais parceria agregarmos maiores serão os resultados positivos para a população”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

O mamógrafo novo deve entrar em funcionamento nos primeiros meses de 2022, assim que forem realizadas as adaptações estruturais necessárias na sala onde equipamento será instalado. De acordo com o diretor geral do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, Márcio Alves, a chegada do novo mamógrafo é um marco para a saúde do sul do Estado e é mais uma conquista para as mulheres que não precisarão mais se deslocar até a capital para realizar exames.

“Sem sombra de dúvidas a chegada do mamógrafo vai possibilitar inúmeros benefícios para as moradoras de Rorainópolis e dos municípios vizinhos, tendo em vista que a população ainda não contava com esse serviço aqui na nossa região”, destacou o diretor.

Secadoras de traqueia atenderão também unidades da capital

Além do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto e a Maternidade de Rorainópolis, o Hospital Geral de Roraima e o Hospital das Clínicas, em Boa Vista, também serão atendidos com as secadoras que serão entregues nos próximos dias.

“Essas medidas refletem o compromisso do nosso governador com a meta de mudar a cara da saúde roraimense e atender melhor quem precisa e garantir o avanço na qualidade dos serviços internos é fundamental, como é o caso da esterilização dos materiais, pois são aqueles que vão influenciar indiretamente o atendimento à população”, reforçou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Segundo a coordenadora de enfermagem do Hospital de Rorainópolis, Élida Lopes, o equipamento automatiza o processo de secagem dos materiais que tenham passado anteriormente por processo de lavagem e desinfecção.

“É um grande ganho para nós, sem dúvida, até porque não tínhamos até então, e porque vai otimizar o nosso tempo de serviço. A gente passa a contar com mais segurança no processo de esterilização graças a essa eficácia que o aparelho proporciona nessa etapa de limpeza profunda dos materiais”, disse.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário