Documentário sobre Cristino Wapichana concorre a prêmios em mostra internacional de cinema

You are currently viewing Documentário sobre Cristino Wapichana concorre a prêmios em mostra internacional de cinema
Foto: reprodução

O documentário “Cristino Wapichana”, dirigido por Aldenor Pimentel, concorre a três prêmios na II Mostra [em]curtas – Mostra Audiovisual Internacional Curta – Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O documentário concorre nas seguintes categorias: melhor roteiro, melhor filme e melhor documentário.

Os filmes poderão ser assistidos no canal da mostra no YouTube até o dia 26 de novembro. O documentário roraimense está disponível neste link: www.youtube.com/watch?v=_G75zVMqPLU.

Além disso, qualquer internauta pode votar nos filmes favoritos pelo júri popular, também até o dia 26, por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScr1EqYjM6F4mFkF0vpTmHmd_fjiorQd8L4-sM0gy5p6i3Rxw/viewform?pli=1. É permitido apenas um voto por pessoa/conta.

No documentário, com duração de 14 minutos, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho de escritor, o reconhecimento internacional e o papel do Estado na formação de leitores. Finalizado em 2021, o curta é uma
produção independente, com apoio da TV Universitária de Roraima.
Esta é a mostra principal de uma sequência realizada desde março de 2021 como projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia. Na mostra de novembro, são nove sessões temáticas. O curta roraimense compõe a sessão “Documentários”.

Diretor – Além do videodocumentário “Cristino Wapichana”, Aldenor Pimentel é diretor de “Índios na cidade, vidas em travessia”, exibido em rede nacional pela TV Brasil, no dia 19 de abril de 2014, Dia do Índio. Dirigiu ainda o filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, selecionado até o momento para oito festivais de cinema nacionais e internacionais e agraciado com Menção Honrosa no Festival de Cinema de Rua de Remígio – Mostra Especial.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário