Codesaima inicia reformas em casas de moradores de baixa renda na próxima semana

You are currently viewing Codesaima inicia reformas em casas de moradores de baixa renda na próxima semana
Foto: Secom/RR

Um programa que promete gerar um impacto positivo na vida das famílias de Roraima está iniciando: o “Morar Melhor”, lançado pelo Governo do Estado e coordenado pela Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), começará as primeiras obras na próxima semana.

A ação consiste em realizar pequenas e médias reformas em casas de pessoas carentes. Desde setembro, equipes de funcionários da Companhia visitaram os bairros Senador Hélio Campos, Nova Cidade, Bela Vista, entre outros, analisando as condições das moradias e dos seus residentes.

Foram contatadas 2000 famílias. Dessas, em torno de 1000 serão inicialmente beneficiadas com intervenções que irão promover a melhoraria da condição de vida dos moradores. As selecionadas serão novamente visitadas para tratar do início da reforma. Será uma ação contínua e a previsão é que alcance até 10.000 reformas, no próximo ano, em Boa Vista e no Interior.

Já estão credenciadas 16 empresas que realizarão as reformas. Os contratos e ordens de serviços serão assinados nos próximos dias. A CPL (Comissão Permanente de Licitação) da Codesaima ainda está com o Edital de Credenciamento 001/2021 disponível para qualquer empresa que queira participar do programa.

O governador Antonio Denarium alocou R$6 milhões, com recursos próprios do Estado, para ação. O investimento na residência varia conforme a complexidade da obra que pode ser a instalação de uma porta, janela, uma rampa, um banheiro adaptado, um novo cômodo, etc. A solicitação pode ser do morador ou da avaliação da equipe técnica formada por engenheiros civis, arquitetos e de estudantes de Arquitetura, que fazem a abordagem nas residências.

Em uma entrevista para um canal de TV, a presidente da Codesaima, Izabela Matias, destacou a importância do “Morar Melhor”.

“O déficit habitacional de Roraima não é só da falta de casas, mas também pela falta de uma moradia habitável. Então, essa ação do Governo do Estado visa atender aquela pessoa que já tem sua propriedade, tornando a moradia mais digna e habitável para quem realmente precisa”, disse.

O público beneficiado será famílias de baixa renda atendendo critérios de prioridades como: a chefe de família ser mulher, possuir idosos ou portadores de necessidades especiais.

As equipes que fazem as entrevistas nas residências são compostas por assistentes sociais e estagiários do CAU-RR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima), além de funcionários da Codesaima e de outras secretarias.

O diretor de Habitação, Rodrigo Ávila, ressalta que a ação tem uma abrangência que beneficia a sociedade em geral.

“Foi um pedido do governador Denarium para que pudéssemos trabalhar um mecanismo em que várias empresas pudessem participar, poder gerar renda e fomentar a economia, com as empresas comprando do comércio local, contratando mais pessoas principalmente nos bairros onde vão estar trabalhando”, afirmou.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário