CAPACITAÇÃO | Iper promove curso preparatório para certificação profissional no RPPS  

You are currently viewing CAPACITAÇÃO | Iper promove curso preparatório para certificação profissional no RPPS  

Atuar na área previdenciária exige atender uma série de regras estabelecidas pela Legislação Federal. Para cumprir A exigência da lei e garantir a melhoria no serviço prestado, o Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) em parceria com a Ejurr (Escola do Poder Judiciário), está promovendo o curso preparatório para as provas de Certificação Profissional no Regime Próprio de Previdência Social (CP/RPPS). A capacitação teve início na quarta-feira, 25, e encerra nesta sexta-feira, 27, na Ejurr.

O curso conta com a participação de 60 profissionais entre servidores do Iper que exercem cargo de dirigentes e gestores, membros do CEP (Conselho Estadual de Previdência) e do Comitê de Investimentos.

Para a presidente do Iper, Adriana Padilha, o curso visa atender uma necessidade de preparar os profissionais, visando à regularidade do exercício de suas funções.

“O servidor que atua na gestão do RPPS precisa apresentar a comprovação técnica para a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Por isso, estamos garantindo aos profissionais esse curso, visando principalmente a boa gerência dos recursos previdenciários”, explicou Adriana Padilha.

O curso está sendo ministrado pelo professor José Marcos Alves Barros, bacharel em Direito, gerente de investimentos da Reciprev e com Certificação Avançada de Gestor de Recursos e Comitê de Investimentos.

“Estamos promovendo esse curso em diversas partes do País. A intenção não é apenas preparar o aluno para a prova de certificação, mas mostrar tudo o que se faz dentro de um RPPS”, esclareceu José Marcos.

Para o diretor de Investimento e Arrecadação do Iper, Wemerson Batista, o curso aborda informações importantes como investimentos e gestão fiscal.

“Por isso, existe essa necessidade de capacitar todas as pessoas que fazem parte dos Comitês de Investimentos e Conselho Previdenciário, que são os servidores que pertencem aos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo”, disse Batista.

O curso aborda diversas matérias previdenciárias, como seguridade social, plano de benefícios, plano de custeio, gestão atuarial, gestão de investimentos, gestão contábil, compensação previdenciária, responsabilidade fiscal, governança, planejamento controle interno e externo, certificação institucional, compliance e ética, administração pública, legislação específica, dentre inúmeros outros, motivo pelo qual o evento se revela uma oportunidade de agregação de conhecimentos sobre a previdência estadual.

Deixe um comentário