You are currently viewing Boa Vista retoma atividades presenciais nas escolas da prefeitura com todos os cuidados contra a pandemia
O retorno presencial das aulas para todos da rede municipal de ensino está previsto para 13 de setembro. Foto: PMBV

Boa Vista retoma atividades presenciais nas escolas da prefeitura com todos os cuidados contra a pandemia

Alunos das escolas municipais de Boa Vista retornaram às atividades presenciais.  Nesse primeiro momento, alunos do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental participam da prova BV, onde serão avaliados conhecimentos em português e matemática. Enquanto os pequenos fazem o teste, os pais participam de rodas de conversa com a equipe escolar. O retorno presencial das aulas para todos da rede municipal de ensino está previsto para 13 de setembro.

A ideia é preparar os estudantes para a retomada das aulas no ambiente de ensino, avaliar o nível de aprendizagem deles e mostrar aos pais que as unidades estão preparadas para este momento.

“É um momento delicado, foi um ano e meio que os alunos ficaram sem o contato direto com a escola. Neste período inicial estamos fazendo esse acolhimento, uma readaptação para elas. Um grupo pequeno de pais e crianças estão sendo agendados por dia, para que nossa equipe converse sobre como vai funcionar a escola a partir de agora, e mostrando que a escola está preparada”, ressaltou o prefeito Arthur Henrique.

Todas as unidades estão preparadas para o retorno das atividades. Foram disponibilizados equipamentos de segurança, com torres de álcool nos ambientes, termômetro para medição da temperatura, máscaras estão sendo entregues às crianças, tem álcool em gel disponível nos setores. Dentro das salas, os professores utilizam viseiras de proteção facial, sendo respeitado o distanciamento social com a marcação nas cadeiras.

Ansiosa, Manuela Silva, 7 anos, chegou cedo à escola Municipal Nova Canaã para os testes da Prova BV. Ela não via a hora de rever os colegas, suas professoras e retornar à sua escola. “Estudar em casa é legal mas eu prefiro estudar na escola. Aqui a gente faz educação física, brinca e até come. Me senti feliz quando falaram que ia voltar as aulas, contei até para o meu pai”, disse a menina.

A mãe da aluna, Michele Cardoso, a acompanhou durante a prova. Ela conta que as aulas remotas com a filha a ensinaram muito e que o anúncio do retorno é a esperança de dias melhores. “Foi uma experiência única. Eu nunca tinha ficado tanto tempo me dedicando aos estudos da minha filha, aprendi muito com isso. Esse retorno vai ser maravilhoso tanto para ela como para todas as crianças e pais. A gente gosta da escola, dessa atenção e cuidado com nossas crianças”, disse.

Prova BV

Com o tablet em mãos, as crianças respondem aos testes de português e matemática, por meio de uma plataforma digital do Instituto Alfa e Beto. As questões são de múltipla escolha, correspondentes a cada ano do ensino fundamental. Com duração de 1 hora por disciplina, a prova é adaptativa, ou seja, se o aluno não acertar as questões no nível de sua série ele fará, automaticamente, questões das séries anteriores.

“Estamos realizando a prova com os alunos porque queremos avaliar o grau de conhecimento dessas crianças. Tanto tempo longe da escola é normal que surja um deficit de aprendizagem e, com a avaliação podemos planejar os próximos dias, recuperar o tempo perdido e avançar ainda mais na educação do município”, disse Arthur.

As escolas estão agendando no máximo 30 alunos por turno, para evitar a lotação nas salas. O objetivo da Prova BV é reunir dados para um levantamento que vai identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática e trabalhar meios de recuperar.

O retorno das aulas

Dia 13 de setembro, todos os estudantes, da creche ao 5º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, devem retornar à sala de aula. Será adotado o modelo de ensino híbrido e escalonado, onde 50% da turma vai estudar de forma presencial, enquanto a outra de forma remota. As escalas serão alternadas semanalmente, para que não ocorra a lotação nas salas.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário