Assembleia Legislativa aprova projeto de lei para criação de Delegacia Virtual em Roraima

You are currently viewing Assembleia Legislativa aprova projeto de lei para criação de Delegacia Virtual em Roraima
Foto: ALE-RR

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (8) o Projeto de Lei (PL) nº 16/2019 para instituir em Roraima a Delegacia Virtual de competência da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A matéria, de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), recebeu 18 votos e será encaminhada para apreciação governamental.

A Delegacia Virtual atenderá à população com recebimento de denúncias, comunicação ou pedido de investigação de fatos sobre extravio de documentos e/ou aparelhos celulares, acidentes de trânsito, atos contra animais, pessoas desaparecidas e/ou delitos sem emprego de violência ou ameaça.

Para evitar registros caluniosos, os internautas terão cadastro e senha de acesso ao portal eletrônico. O PL prevê ainda bloqueio a quem repassar informações falsas ou caluniosas.

Soldado Sampaio defendeu a importância do órgão para a população, principalmente no registro de pequenas ocorrências, como a perda de documentos. “Quando não for necessário o deslocamento até o distrito policial, haverá mais comodidade para o roraimense fazer o registro virtual e não sobrecarregar as delegacias”, disse.

Atualmente, lembrou o deputado Jorge Everton (sem partido), existe o boletim eletrônico virtual, disponibilizado no site da Polícia Civil. Ele parabenizou a iniciativa. “Como delegado que sou, sei da necessidade da população que tem de se deslocar para registrar um boletim de ocorrência”.

O deputado Jeferson Alves (PTB) lembrou que a criação da Delegacia Virtual ajudará os mais humildes. “Muitas vezes, as pessoas não têm como pegar uma condução para ir a uma delegacia”, complementou.

Luiz Valério

Jornalista, escritor, blogueiro e podcaster. Especialista em Comunicação Social e Novas Tecnologias. Profissional de Marketing Digital. Fundador e Editor-chefe do Jornal Roraisul. (Uma ousadia e aventura inesquecível com meu sempre amigo Osmar Morais).

Deixe um comentário