AGRICULTURA FAMILIAR – Governo firma cooperação com IFRR para análise de solos

You are currently viewing AGRICULTURA FAMILIAR – Governo firma cooperação com IFRR para análise de solos
Assinatura de termo de compromisso com o IFRR para análise de solos da Agricultura Familiar

O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), assinou, esta semana, um termo de compromisso com o IFRR (Instituto Federal de Roraima /Campus Novo Paraíso) para análise de solos da Agricultura Familiar.

Na oportunidade, o secretário Emerson Baú destacou o esforço científico entre o Instituto e o Governo somando forças para ampliar a qualidade da produção e agregar benefícios para o povo roraimense.

“Nesta parceria, o Governo do Estado fará a compra de vidrarias e reagentes via processo licitatório. Em campo, os serviços serão estruturados por técnicos extensionistas do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural). E com o laboratório de análise de solos ativado, atuarão estagiários bolsistas do IFRR efetuando pesquisas mensais. Este esforço deverá agregar expertise profissional aos acadêmicos que, no término do curso, estarão preparados para o mercado de trabalho, podendo também empreender montando um laboratório particular”, destacou.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Sivaldo Silva, a aproximação entre a educação e o trabalho é um fator importante para o desenvolvimento da sociedade. “Esta iniciativa prima na promoção rural. Dessa forma, avaliando o solo regional, encontraremos os meios necessários para gerar mais produtividade agrícola. E com a correção do solo, o plantio fornecerá qualidade alimentícia equilibrada e em maior escala”, pontuou.

A professora Vanessa Rufino também avaliou positivamente a parceria. “A ciência e a tecnologia geram conhecimentos que potencializam a transformação do solo. E estes fatores são importantes para o desenvolvimento da agricultura. Roraima é um Estado privilegiado no Norte do país, possuindo uma região fronteiriça favorável para a escoação das demandas de mercado de toda a cadeia produtiva, beneficiando o Caribe e a Europa, por exemplo”, reforçou a diretora geral do IFRR/Campus Novo Paraíso.

Conforme o governador Antonio Denarium, o Governo do Estado não mede esforços frente aos avanços que impulsionam a renda das famílias roraimenses. “Quando as atividades do campo funcionam bem, o agricultor e a população se orgulham consumindo um alimento de qualidade e saudável, sobretudo, sendo produzido em nosso Estado”.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Michel Sales

FOTOGRAFIA: Ascom/Seadi

Deixe um comentário